Auxílio Doença 2019: Quem tem direito, Valor, Perícia

O benefício do Auxílio Doença 2019 é pago para todos os colaboradores que estejam temporariamente incapacitados para trabalhar. Saiba mais sobre esse benefício e veja como solicitar o Auxílio Doença 2019.

Auxílio Doença 2019

Auxílio Doença 2019

Nunca saberemos quando uma doença pode surgir, por isso, o Governo criou um benefício muito importante para ajudar os segurados nesse momento complicado da vida.

✓ Saiba ainda as novas datas do Calendário PIS 2019

Muitos brasileiros desconhecem esse tipo de benefício e ficam com dúvidas sobre como dar entrada para poder recebe-lo. Nesse texto você vai entender como funciona essa solicitação.

Quem tem direito ao auxílio doença 2019?

O Auxílio Doença 2019 é um benefício pago a todos os brasileiros que sejam doentes e que comprovem a doença através de perícias.

É muito importante que o segurado saiba que, caso não consiga comparecer no dia marcado para a realização da perícia médica, é necessário reagenda-la. Esse reagendamento poderá ser feito apenas uma única vez, por telefone ou pessoalmente.

✓ Veja o novo valor do Auxílio reclusão 2019

Caso o segurado esteja internado e acamado, sendo impossível o comparecimento no dia do exame, então o prazo para a remarcação da consulta é de até 7 dias antes da data agendada. Para esse caso, basta o representante legal comparecer até a agência do INSS.

Requisitos para solicitar

  • O segurado deverá ter uma carência de pelo menos 12 contribuições por mês: a perícia médica do INSS vai fazer a avaliação dos períodos de carência para cada doença;
  • Ser classificado como segurado;
  • Fazer a comprovação da existência da doença através de perícia médica;
  • Se o segurado estiver trabalhando, deverá estar afastado por um período equivalente a 15 dias corridos, sejam eles intervalados ou não.

Perícia e valor do Auxílio Doença 2019

A cada ano, o valor desse benefício muda. Uma coisa é certa: o seu valor corresponde ao valor do salário mínimo vigente.

Quem quer saber qual será o valor do Auxílio Doença 2019 terá que esperar um pouco mais, pois ele será divulgado em breve.

A perícia médica é uma etapa importantíssima para o trabalhador receber esse benefício. Ela é importante pois é através dela que a doença é comprovada.

✓ Confira o valor do Piso Salarial 2019 de todas as profissões

O prazo legal para o INSS marcar a perícia é de até 45 dias, só que infelizmente esse período não é cumprido. Em São Paulo, para se ter uma ideia, esse período pode chegar a 80 dias de espera.


Como solicitar o Auxílio Doença 2019?

É muito fácil solicitar o Auxílio Doença 2019. Basta seguir essas informações abaixo:

  • Acesse esse site;
  • Clique na opção “Solicitar benefício”;

  • Digite corretamente os caracteres da imagem e clique em “Confirmar”;

  • Escolha corretamente o estado, município e ainda a data e a agência disponível para a sua perícia e clique em “Avançar”;

  • Preencha corretamente todas as informações que forem solicitadas:

Se o benefício for concedido ao segurado que comprove todas as informações, então o pagamento é feito em até 30 dias.

É importante ressaltar que o INSS não vai se responsabilizar pelos pagamentos retroativos.


Contato em caso de dúvidas

O cidadão que esteja com alguma dúvida sobre esse benefício poderá ligar para a Central de Atendimento do INSS no número 135.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Auxílio Doença 2019: Quem tem direito, Valor, Perícia