Aposentadoria INSS 2019: Simulação, Regras, Como dar entrada

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas a respeito da aposentadoria INSS 2019. Será que ela é melhor que a previdência privada? Saiba todas as informações sobre a aposentadoria INSS 2019, quais documentos apresentar e como é o procedimento!

Aposentadoria INSS 2019

Aposentadoria INSS 2019

Quando o assunto é aposentadoria, muitos ficam com dor de cabeça. No Brasil, infelizmente, se aposentar ainda é uma verdadeira maratona.

 ✓ Conheça o novo valor do salário mínimo 2019

O processo de requerimento do benefício até, de fato, começar a receber, pode levar até 6 meses de espera. O intuito desse artigo é te dar algumas explicações importantes e quais procedimentos você precisa para conseguir esse benefício.

Tipos e regras de aposentadoria INSS 2019

É muito importante conhecer quais são os tipos de aposentadoria INSS 2019. Fizemos um apanhado sobre esse benefício para você entender como funciona.

Acompanhe:

Aposentadoria especial

Esse tipo de aposentadoria é concedida ao trabalhador que tenha exercido a sua função sob condições prejudiciais à saúde e a integridade física. Para ter direito a esse tipo de benefício, é necessário comprovar o tempo de trabalho ao qual esteve exposto às condições prejudiciais.

Aposentadoria por idade

Este benefício é direcionado aos trabalhadores urbanos do sexo masculino com idade mínima de 65 anos e às mulheres com idade mínima de 60 anos. Para receber esse benefício, é necessário comprovar até 180 contribuições mensais.

Aposentadoria por invalidez

Os trabalhadores que foram considerados pela perícia médica da Previdência Social como inaptos para a função podem receber esse benefício.

✓ Veja o novo Piso Salarial 2019 de cada profissão

Aposentadoria por tempo de contribuição

Este tipo de aposentadoria beneficia os trabalhadores que contribuíram para a Previdência Social por um período de 35 anos (homens) e 30 anos (mulheres).

O Brasil está enfrentando, no momento da elaboração desse artigo, um período de troca de governo. Muito tem-se falado sobre a reforma da Previdência, então, essas informações poderão sofrer alterações. Fique atento!


Como dar entrada na aposentadoria INSS 2019?

Todos os pedidos de aposentadoria INSS 2019 devem ser solicitados pela internet ou pelo telefone. Se o pedido precisar de alguma análise mais específica, ele será direcionado ao INSS e o contribuinte deverá comparecer até uma agência para esclarecer as informações.

✓ Veja os diferentes valores do salário mínimo Regional 2019

No próprio site, é possível saber quais são os documentos que devem ser apresentados. Fazer o atendimento pela internet tem como principal objetivo reduzir as intermináveis filas de atendimento.

Veja a seguir como solicitar o seu benefício:

  • Visite esse site;
  • Clique na opção “Aposentadorias urbanas”;

  • Em seguida, clique em “Fazer login”;

  • Para poder acessar o sistema e dar prosseguimento ao pedido do seu benefício, é necessário criar um cadastro e fazer um login. Para isso, na tela que abrir, clique em “Cadastre-se”;

  • Preencha corretamente as informações que forem solicitadas e finalize o seu cadastro.


Como fazer a simulação da aposentadoria INSS 2019?

O site oficial do INSS te ajuda a calcular o tempo para solicitar a aposentadoria INSS 2019.

O procedimento é bem simples. Acompanhe:

  • Acesse esse site;
  • Clique na opção “Simulação de tempo de contribuição”;

  • Faça login para que todos os seus vínculos empregatícios sejam carregados;
  • Se não tiver cadastro, basta seguir as orientações do tópico anterior para acessar o sistema.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Aposentadoria INSS 2019: Simulação, Regras, Como dar entrada